WebMail  

COCARI apresenta resultados positivos do ano durante AGO

27/03/2018 - 17:03:28  Cocari
Redação da C7 Comunicação




 


Números expressivos estamparam as páginas do Relatório do Conselho de Administração da Cocari, referentes ao exercício de 2017, e foram apresentados aos associados durante a 127ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada no dia 26 de fevereiro, na Associação Atlética Cocari, em Mandaguari. Na ocasião também ocorreu uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), para tratar de mudanças no Estatuto Social da cooperativa.


A AGO encerrou um ciclo de 29 pré-assembleias promovidas em todos os entrepostos da área de ação da cooperativa, entre os dias 1º e 16 de fevereiro, que reuniram, aproximadamente, 1.500 cooperados nas unidades do Paraná, Goiás e Minas Gerais.


Participaram da assembleia os membros da diretoria; Conselho de Administração; Conselho Fiscal e superintendências da Cocari; o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; o ex-senador e ex-vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Osmar Dias; o prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista e demais autoridades municipais; Antonio Galera Gonçallez, representando todos os sindicatos rurais patronais da área de atuação da cooperativa; e também representantes de instituições financeiras parceiras da Cocari.


 


Empenho, respeito e confiança


Em 2017, a cooperativa evoluiu em resultados financeiros e alcançou faturamento recorde. Durante o exercício, a Cocari avançou nas medidas adotadas, cumprindo metas do Projeto RPM (Resultado, Pessoas e Mercado), o planejamento estratégico que tem o objetivo de levar a Cocari a figurar entre as melhores cooperativas do Brasil.


O RPM propiciou importantes passos na profissionalização da gestão na cooperativa, de forma que as mudanças são percebidas em todas as áreas. “Os números apresentados nesta assembleia retratam o empenho de nossos colaboradores, o respeito e a confiança de nossos fornecedores e parceiros e a fidelidade de nossos associados, donos e razão de ser da cooperativa”, destacou o presidente da Cocari, Vilmar Sebold.


 


AGE aprova Grupo de Avaliação Estratégica


Ainda no tocante à profissionalização da gestão, durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada antes da AGO, entre outros assuntos, foi aprovada a criação de um Grupo de Avaliação Estratégica, que será composto por seis profissionais especializados nas áreas exigidas pelos diversos projetos, que terão a responsabilidade de analisar os novos investimentos na Cocari. “A medida vem ao encontro das propostas do RPM. Cada investimento será precedido de uma análise desses profissionais, que terão a responsabilidade de avaliar e submeter ao Conselho de Administração a ação proposta, com estudo de viabilidade econômica, e o grupo deverá acompanhar e monitorar os resultados dos investimentos”, esclareceu Sebold. 


Com essa iniciativa, o objetivo é aperfeiçoar o processo decisório, bem como aumentar a segurança e a competitividade da Cocari. 


Cooperativa registra maior recebimento de grãos da história


Na safra 2016/2017, os cooperados tiveram importante aumento na produtividade de suas lavouras, o que refletiu diretamente na entrega de grãos nas unidades da Cocari, que registraram o maior volume de recebimento da história da cooperativa, com crescimento de 25,52%.


Para dar vazão a essa demanda, em respeito ao cooperado, e já como medida de solução originada pelo Projeto RPM, a cooperativa está fazendo a readequação do processo de manutenção dos entrepostos, que era terceirizado. Dessa forma, foi constituída uma equipe interna, para a execução dos trabalhos, com o objetivo de aprimorar o processo de entrega da safra, de maneira a facilitar o andamento dos trabalhos dos cooperados.


A nova área está sob a responsabilidade do assessor industrial Aparecido Sepulvida, que já comandou a área de manutenção da Fiação, desempenhando excelente trabalho na indústria. 


 


Criatividade e originalidade


A forma transparente e profissional como foi conduzida a AGO foi elogiada pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. “A Cocari tem um dinamismo muito importante, quero parabenizar a maneira como estão conduzindo o RPM, que está dentro do PRC100, para alcançarmos R$ 100 bilhões de faturamento das cooperativas do Paraná, e a Cocari está fazendo a sua parte com maestria”, afirmou.


Ricken comentou também o processo de divisão das funções internas. “Este modelo da cooperativa é moderno. A estruturação das superintendências e a área estratégica de investimentos foram feitas de forma muito interessante. É disso que precisamos”, declarou. “Não basta ter criatividade, é preciso ter originalidade, e na Cocari sempre vemos isso. A cooperativa está alguns passos à frente, até em relação à maioria do cooperativismo”, reforçou o presidente do Sistema Ocepar.


 


Sempre ao lado do produtor


Ao prestigiar a AGO da Cocari, o ex-senador e ex-vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Osmar Dias, chamou a atenção para o debate em torno do futuro da agricultura e elogiou a produtividade alcançada pelos cooperados da Cocari. 


“Esse é um momento em que estamos analisando o que vai acontecer com a nossa agricultura no futuro e quero cumprimentar a todos por continuarem no campo, e à cooperativa por esse suporte ao produtor agropecuário, porque os países emergentes estão necessitando de alimentos, e na Cocari temos um exemplo de que é possível fazer crescer cada vez mais a produtividade”, analisou. 


“O Paraná e o Brasil podem dar grande contribuição ao mundo. Estou muito otimista com o nosso futuro”, enfatizou.


 


Avicultores da Cocari entre os melhores da Aurora


Sobre o setor avícola da Cocari, Vilmar Sebold elencou as vantagens da parceria com a Cooperativa Central Aurora Alimentos, que possui 28 mil colaboradores, com faturamento de R$ 9 bilhões. 


Os bons índices dos avicultores da integração Cocari mereceram destaque entre os melhores resultados da Aurora. Em 2017, dos 40 melhores avicultores da Central, 18 foram da Cocari. A meta é continuar melhorando, pois, a produtividade no campo vai refletir na produção da unidade frigorífica e em toda a cadeia produtiva de aves. 


“Nosso grande desafio é com a concretização da duplicação do abatedouro, porque serão mais aproximadamente 1.500 empregos diretos, mais 250 aviários a serem construídos na nossa região, um número maior de motoristas para o transporte de ração e frango vivo, ou seja, a região se potencializa como um todo”, apontou o presidente.


O prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, destacou a alegria de ver a cooperativa com números expressivos. “Os produtores sabem exercer a sua missão e da porteira para dentro são eficientes, o que nos permite entender esses resultados da Cocari na avicultura e em outros setores também”, observou o prefeito. 


“Parabéns aos cooperados, que produzem com qualidade e à diretoria, que ajuda a conduzir o destino da cooperativa”, salientou Romualdo Batista.


 


Contribuição para o direcionamento


O Conselho Estratégico da Cocari, formado em 2016, composto pelos membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e lideranças indicadas pelos associados que representam as áreas de ação no Paraná, teve papel fundamental na formatação do Projeto RPM.


Com reuniões frequentes, os debates geraram informações que contribuíram para o direcionamento dos investimentos da cooperativa e também para outras tomadas de decisões. 


“Pela primeira vez na história da Cocari, coube ao Conselho Estratégico decidir os nomes entre os indicados pelos entrepostos para a composição da chapa do Conselho Fiscal para a votação em assembleia, em um processo de transparência e respeito aos associados e à cooperativa”, comentou o presidente da Cocari, Vilmar Sebold.

Últimas Notícias

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados