WebMail  

15º JOVEMCOOP - COCARI reúne juventude cooperativista para um dia de integração

22/08/2018 - 13:53:52  Cocari
Redação da C7 Comunicação


Aquele sábado, 21 de julho, amanheceu frio e com nevoeiro. Mas não há névoa que não se dissipe com calor humano. Aproximadamente 600 jovens da Cocari chegaram trazendo sua energia para comemorar o 15º Jovemcoop – Encontro de Jovens Cooperativistas e foram recebidos calorosamente na Associação Atlética Cocari, em Mandaguari. 


Na recepção já se percebia o objetivo do encontro, na valorização e incentivo aos jovens da cooperativa, para os momentos de integração e troca de informações, o que mostra que a Cocari reconhece a importância do público jovem no contexto da promoção e do desenvolvimento e sustentabilidade dos empreendimentos cooperativistas. 


Falando em energia e calor, o Espaço Sou Arte mais uma vez fez os filhos e filhas de cooperados e jovens associados se sentirem em casa, recepcionados com imenso carinho para um dia preparado especialmente para eles, com muita música e atividades de esporte, lazer, beleza e alegria, mas dia também de bastante aprendizado.


Os personagens da Liga da Justiça atuavam como forma de instigar os participantes a refletirem sobre a importância de serem protagonistas da própria história, escrevendo-a com responsabilidade, pautada em sucesso, superação e muitas emoções, além da consciência de que são personagens-chave, que movimentam a maior economia do Brasil – o agronegócio, e o fazem com comprometimento e cooperação.


Durante pronunciamento, o presidente da Cocari, Vilmar Sebold, citou exemplos de dois jovens associados e participativos, que têm se destacado em setores estratégicos da cooperativa, enfatizando as oportunidades que estes representantes da nova geração conquistaram no processo de formação de sucessores. 


Um deles é João Carlos Obici, de família tradicional na agricultura de Marialva e sempre ligada à cooperativa. Ele integrou a Liderança Jovem, se formou em Direito e Ciências Contábeis, trabalhou na Assessoria Jurídica da Cocari e há mais de seis anos faz parte da diretoria executiva da cooperativa. 


Outro exemplo é Juliano Sacheta, de São Pedro do Ivaí, que atua na Liderança Jovem, e neste ano foi eleito para o Conselho Fiscal. “Esses dois podem ser vocês amanhã. A oportunidade surge o tempo inteiro. É preciso estar preparado para construir a própria história”, disse Vilmar Sebold aos participantes do Jovemcoop.  


Foi a participação na Liderança Jovem que possibilitou a João Carlos Obici ter maior proximidade com a Cocari. “Particularmente, o Jovemcoop é um evento de que eu gosto bastante”, declarou o diretor executivo, esclarecendo que sempre teve contato com a cooperativa, em virtude de os pais e avós serem associados e depois, com a formação pessoal e profissional, trabalhando na Assessoria Jurídica da Cocari, adquiriu maior conhecimento sobre cooperativismo, o que contribuiu para estreitar esse relacionamento.  


Atualmente, João Carlos compõe a diretoria executiva da Cocari, com o presidente da cooperativa, Vilmar Sebold e o vice-presidente, Dr. Marcos Trintinalha e fala com propriedade sobre o cooperativismo como modelo econômico ideal para o Brasil. “Temos que colocar em pauta para os jovens o cooperativismo, um modelo que no Brasil, mais especificamente no Paraná, tem casos de bastante sucesso, pela aproximação entre as pessoas, a ajuda mútua que promove, para termos um futuro melhor”, esclareceu.


João Carlos chamou a atenção dos jovens para o ano eleitoral, e para a conscientização em relação ao voto e aos candidatos que defendem o setor cooperativista. “É preciso analisar pelo prisma do cooperativismo. Saber quais candidatos  podem contribuir conosco, e fazer com que o país alcance o mesmo sucesso que temos nas cooperativas”, ponderou. 


O diretor executivo agradeceu a presença de todos no Jovemcoop e destacou que os jovens estão se comprometendo mais a cada ano. “Nosso evento está melhorando em virtude da maior participação dos jovens, que estão mudando, vêm buscando e tendo mais acesso às informações”, analisou. “Para o futuro do Brasil, vislumbro maior capacidade de estruturação, com melhores condições para o nosso Estado e para o Brasil”, sinalizou. 


 


Responsabilidade de cada um


A proximidade das eleições foi pauta da conversa de Vilmar Sebold com a ala jovem da cooperativa. “A responsabilidade para com o futuro do Brasil é de cada um. Mas é necessário ampliarmos o olhar sobre todos os cargos eletivos e não apenas sobre a Presidência da República”, afirmou. 


Sebold usou como base da orientação aos jovens a gestão da cooperativa. “O presidente não governa sobre o Congresso, mas com o Congresso. Da mesma forma que o presidente da Cocari não faz gestão sobre os gerentes, diretoria ou conselhos, mas com estes departamentos”, comparou. 


“Nossa responsabilidade é preparar a Cocari e entregá-la melhor do que a recebemos. E assim deve ser com a casa, com o bairro, com a cidade e com o país. Isso é responsabilidade de cada um. Somos os protagonistas das nossas vidas. Se vocês não assumirem as suas vidas, alguém vai assumir”, alertou.  


A recente viagem à China também foi assunto do dia. Sebold destacou a realidade em área vivida por agricultores chineses, e resumiu a viagem. “Foi importante para conhecer as oportunidades, ver o que temos e podemos vender para a China”, apontou. 


 


A arte de sair do lugar comum


Realizado com apoio do Sescoop/PR, o Jovemcoop Cocari teve na programação a palestra motivacional com o mágico Marco Zanqueta, com o tema ‘A arte de sair do lugar comum’. Em meio a truques e ilusionismo, envolveu os jovens, tirando de cada brincadeira uma lição que os levasse a refletir sobre como encarar os desafios que a vida apresenta, reconhecendo as oportunidades nos aparentes problemas. O palestrante salientou a necessidade da busca por conhecimentos, competências e habilidades que possam torná-los pessoas e profissionais com diferenciais.


Zanqueta destacou as palavras desafios, oportunidades e mudanças, como chaves que vão abrir portas e ajudá-los a enfrentar as trajetórias de suas vidas. E ressaltou também a necessidade de terem metas, de aceitarem as limitações, as próprias e dos demais, mas sem se deixar vencer por elas, fazendo disso uma possibilidade de trabalharem em cooperação, em busca de resultados para si e para o outro, e da preparação para se obter os resultados que esperam, se atentando aos detalhes. 


O palestrante falou da importância de enxergar os valores dentro de si. “A Cocari faz isso, enxerga dentro de cada um de vocês um grande valor”, disse aos jovens. “Não tem fórmula mágica que faça o nosso crescimento. É preciso entender o cooperativismo para dar e para receber os benefícios da cooperação”, salientou.  


Marco Zanqueta apontou as semelhanças entre a própria vida e a dos jovens cooperativistas. “Minha vida é como a de cada um de vocês. É preciso acreditar, enxergar os desafios, não como problemas, mas como oportunidades. Precisamos trabalhar unidos, cooperando um com o outro, para que tenhamos um grande show. E esse palco que a Cocari vem montando a cada dia para vocês, jovens, não é pequeno. É um palco gigante, para que cada um de vocês possa fazer um grande espetáculo”, comparou. Zanqueta finalizou a palestra agradecendo. “Quero agradecer a cada um dos participantes, e à Cocari, por acreditar que é possível falar sério de forma lúdica e quero agradecer a Deus que nos deu mais um dia de vida. Até uma próxima oportunidade”, encerrou. 


Isabella Eloisa Raimundo Valério, 20 anos, de Jandaia do Sul, faz parte da Liderança Jovem há quatro anos e destaca que integrar o grupo traz inúmeros benefícios aos jovens, tanto pessoais quanto profissionais. “É uma experiência incrível, que acrescenta a cada dia na minha vida”, disse, agradecida à Cocari pela oportunidade e também à irmã, Thaís Raimundo Valério, que já fez parte da liderança e a incentivou a entrar para o grupo. “Fazer parte da liderança traz oportunidade de crescimento, e é sempre muito bom quando estamos todos reunidos”, comentou.


Em nome da liderança, ela aconselha a participação dos jovens nos encontros realizados pela Cocari. “É um dia voltado para integração dos jovens da nossa cooperativa, para que todos saibam o que a liderança faz, como funciona a Cocari. E durante os eventos têm as palestras, que sempre abordam assuntos muito interessantes, que trazem aprendizados. É uma forma de motivar os jovens a caminhar no cooperativismo”, argumentou.


Sobre o papel dos integrantes da Liderança Jovem, Isabella ressalta que os treinamentos contribuem para o desenvolvimento das atividades dos líderes. “Realizamos projetos sociais nos entrepostos, e estamos à disposição para tirar dúvidas, orientar e receber aqueles que quiserem nos ajudar nessas ações”, afirmou.


“Quero agradecer muito por eles terem vindo, pelo apoio e dizer que representamos cada um dos jovens das regiões em que a Cocari atua, mas é importante que venham, que estejam mais presentes na cooperativa”, concluiu. 


Reunir os jovens é a maneira encontrada para mostrar que a cooperativa olha a Cocari de hoje, de amanhã e a Cocari do futuro. O empenho da cooperativa é para que as moças e rapazes que representam a nova geração de associados recebam todo apoio da Cocari para que possam se desenvolver e fazer a diferença em suas vidas e nos negócios de suas famílias. “É o dia deles, jovens que se preparam, que querem participar, querem realmente entender cada vez mais sobre a vida e sobre a agricultura para que, com conhecimento, possam contribuir também”, acrescentou o presidente da Cocari. 


Vilmar Sebold também destacou que os jovens têm pela frente muitos desafios, assim como o país, mas é necessário buscar desenvolvimento. A aproximação deles é um exemplo de cenário positivo para a cooperativa, e deve receber cada vez mais atenção e cuidado por parte dos gestores. A ideia é trabalhar ainda mais na organização da Liderança Jovem para o próximo ano. “Precisamos preparar a cooperativa para essa nova geração que está vindo. A juventude é quem vai conduzir os destinos nos próximos tempos, e temos que dar embasamento, conhecimento e sabedoria para que possam conduzir, no futuro, a cooperativa”, finalizou Sebold.

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados