WebMail  

COCARI alerta para a segurança no dia a dia e no trânsito

03/12/2018 - 16:07:53  Cocari




Pensando na segurança e no bem-estar dos colaboradores, a Cocari promoveu no Paraná, entre os dias 10 e 19 de outubro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Sipat. Dias 10 e 11 foram realizados eventos regionais, na UBS Faxinal e em São Pedro do Ivaí. Já entre os dias 15 e 19 ocorreu o evento em Mandaguari. Este ano, o foco esteve voltado para os acidentes de trânsito, reforçando a importância de cuidados para manter a integridade dos colaboradores e familiares.


Na abertura do evento, o vice-presidente da Cocari, Dr. Marcos Trintinalha, salientou a fundamental contribuição com a realização do evento, que promove a conscientização sobre cuidados com a saúde. “Este é sempre um momento importante para refletirmos sobre o que fazemos no dia a dia, como tem sido nosso cuidado tanto no ambiente de trabalho quanto no trajeto, como têm sido nossas atitudes de prevenção, de atenção a fatos que possam prejudicar ou causar transtornos em nossas vidas”, salientou o vice-presidente.


Na programação teve Palestra show, com Jackson Baia (Mandaguari) e João Carlos de Oliveira (Faxinal e São Pedro do Ivaí), espetáculo com o Mágico Arcanjo, e o Dia da Saúde trouxe o socorrista Anderson Silva, com instruções e simulações de primeiros socorros. Também participaram da Sipat representantes da Polícia Rodoviária Federal, com palestra de Pedro Faria e um Quiz sobre Segurança no Trânsito, com Meire Colombari. 


Integrantes do Setor de Segurança do Trabalho destacaram a relevância dos assuntos tratados durante o evento. “O tema abordado foi escolhido devido aos elevados números estatísticos de acidentes de trânsito com vítimas fatais, sendo necessário o exercício diário da conscientização de que todos nós somos responsáveis e temos um papel de suma importância no trânsito, por meio de ações com respeito ao próximo e às leis de trânsito, para assim evitarmos acidentes”, apontou o engenheiro de Segurança do Trabalho da Cocari, Valdinei Ottoboni.


A cooperativa realiza e acompanha as ações da Sipat, porque entende que a segurança dos colaboradores deve ser preocupação constante em todos os departamentos. “Em alguns setores, os cuidados devem ser maiores, mas todos precisam refletir, cada um na sua função, e tomar os cuidados necessários, com uso de equipamentos de segurança e atenção redobrada”, reforçou Dr. Marcos. 


Valdinei Ottoboni enfatizou que a Sipat tem papel importante dentro da gestão de Saúde e Segurança do Trabalho. “É uma semana de eventos relacionados ao tema, que traz palestras, jogos e mensagens com o objetivo de conscientizar os colaboradores para respeitarem as normas e procedimentos de segurança, mostrando quais podem ser as consequências de atitudes e comportamentos incorretos no ambiente profissional, e que com o trabalho de prevenção muitos problemas podem ser evitados”, ponderou.



Redação da C7 Comunicação, com informações do Setor de Segurança do Trabalho


 


Sipat na COCARI Cerrado


Nas unidades da Cocari no Cerrado, a Sipat obedeceu a um cronograma de atividades, desenvolvidas entre os dias 1º e 5 de outubro. A cada dia foi realizada uma ação, com foco em segurança no trabalho e cuidados com a saúde, abordando diferentes temas. 


Os colaboradores receberam boletins informativos sobre: Boas práticas na higienização das mãos; Segurança nas máquinas e equipamentos; Segurança nos ambientes de trabalho; e Segurança no trabalho com motocicleta. 


Em parceria com a Secretaria de Saúde de Cristalina-GO, uma das ações teve foco na vacinação antitetânica, contra hepatite B, febre amarela e gripe. 


No dia 4 de outubro, o evento organizado pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) reuniu colaboradores para tratar de ações preventivas contra acidentes de trabalho, com as presenças do presidente da Cipa, Osmar da Assunção Cortes, do vice-presidente, Jorge da Mata Amaral, do suplente do presidente, Valmir José Souza e da suplente do vice-presidente, Bethina Nunes Leite.


Durante o evento foi realizado o Momento Sabin, com orientações aos colaboradores sobre prevenção do câncer de mama e de próstata, com base nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, esclarecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis, além de ginástica laboral, sendo comandado pela enfermeira do Laboratório Sabin, Heloá Terezinha Honorato Barreiros.


As atividades da Sipat deste ano incluíram Palestra Show, com o tema: “Saúde, Sucesso e Segurança”, ministrada pela Agência Q9, com apoio do Sescoop/GO. A supervisora administrativa Bethina Nunes Leite disse considerar a Sipat um dos eventos mais importantes promovidos pela cooperativa junto aos colaboradores. “Por meio das atividades desenvolvidas durante essa semana foi possível conscientizar a todos sobre a importância de prevenir acidentes de trabalho”, destacou. “Com ações simples, como o uso de equipamentos de segurança, a fiscalização das ações, palestras, gincanas, show de humor e até mesmo sorteio de brindes, as informações a respeito da prevenção de acidentes de trabalho são transmitidas, de maneira lúdica e agradável, pois assim os colaboradores se sentem mais confortáveis e assimilam melhor o conteúdo”, completou. 


O assistente administrativo e vice-presidente da Cipa, Jorge da Mata Amaral, reforçou que as atividades da Sipat são muito importantes para conciliar e conscientizar os colaboradores quanto aos riscos e deveres que cercam o local de trabalho. “Poder fazer parte da comissão e ajudar de alguma forma na realização do evento é muito gratificante porque a Sipat reúne os colaboradores para orientar as equipes com palestras dinâmicas, além do sorteio de prêmios”, comentou.


Como vice-presidente da Cipa, Jorge elogiou a organização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. “Os eventos mostram aos colaboradores o real motivo e a importância de usarem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), e terem atenção ao executar suas tarefas. Foi muito bem organizado e satisfatório”, concluiu.


Redação da C7 Comunicação, com informações de Ana Paula Salles

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados